segunda-feira, 21 de julho de 2014

Amigo

          Ontem, dia 20 de julho, foi comemorado o Dia do Amigo. Você desejou um Feliz Dia do Amigo aos seus amigos? Ou simplesmente desejou isso a todo mundo porque todo mundo é seu amigo? Você realmente considera todo mundo que tem o nome de "amigo" no Facebook, como amigo mesmo?O 'Face' é um rede social muito grande, onde temos como "amigo" as pessoas mais diferentes. Se consideramos todas elas nossos amigos, precisamos rever o conceito que temos de amizade.
          A definição do Dicionário Aurélio para a palavra Amigo é a seguinte: "s.m. Pessoa a quem se está ligado por uma afeição recíproca: conservar, visitar os amigos. / Pessoa que aprecia, que gosta de alguma coisa: amigo da verdade, dos livros. / Pop. Amásio, companheiro. / &151; Adj. Que tem gosto, amizade a: ser amigo das artes. / Aliado: povo amigo. / Propício, favorável: mão amiga. // Amigo do alheio, ladrão. // Ação entre amigos, rifa." Mas vamos ficar com o significado "Pessoa que se está ligado por uma afeição recíproca".
          Você gostar de alguém com aquele gosto fácil, aquele que no primeiro erro do outro você já não o quer mais vê-lo, esse gostar não te torna amigo dele. Não quero por isso dizer que amizades são eternas, mas amizades insistem por um bom tempo nessa coisa de eternidade antes de desistir disso tudo. E é muito bom ter um amigo de longa data, não é mesmo?
          O verdadeiro afeiçoar-se reciprocamente acontece quando os amigos vivem um namoro, sim, um namoro. A amizade verdadeira é um namoro onde os integrantes dele não sentem nada sexual um pelo outro, apenas esse sentimento de carinho grande. E talvez seja por isso que há tantos ciúmes quando amigos começam a namorar e "esquecem" um dos outros. É como se você tivesse perdendo aquela pessoa, que é tão cara a você, pra outra pessoa que tem como único objetivo roubá-la de ti.
          Na verdadeira amizade aprendemos também o desapego. Gente, que coisinha difícil é isso de se desapegar, não é? Temos um amigo de quinhentos anos e ele resolve que viajará, ou se mudará, ou briga contigo e não quer mais ser teu amigo, ou ou ou, tantos 'ous' podem acontecer. E quando algo assim acontece, nós descobrimos se gostamos daquele amigo com um amor apegado (claro, que amor de amizade, ou você acha que só existe o amor romântico?) ou se gostamos dele com um amor não tanto assim. E não tem isso de qual o certo e qual o errado de se sentir. Nós só sentimos. Quem manda nos sentimentos aqui?
          Costumo dizer que as nossas "amizades" da escola, curso, faculdade, só são amizades se sobrevivem à vida fora do ambiente estudantil, se sobrevivem ao fim do curso. Às outras "amizades" que não são assim, que possuem apenas essa relação enquanto estamos no ambiente de estudo, as chamo de "coleguismo".
          Um colega é, segundo o Dicionário Aurélio: "s.m. e f. Pessoa que pertence ao mesmo colégio, à mesma classe, escola, instituição, corporação, repartição ou sociedade, principalmente literária ou científica, que outra ou outras; aquele que preenche as mesmas funções, que exerce a mesma profissão ou atividade que outras pessoas: colegas de escola, de magistratura. / Bras. Fam. Companheiro de estudos, de folguedos; camarada." Isso é colega, você pode até se identificar com ele, mas isso não sai dali, vocês se formam, mudam de colégio e aquilo não continua, ficou lá atrás. E eu tive muitos colegas, muitos mesmo. E os tenho hoje, claro.
          Eu tenho pouquíssimos amigos, mas amo os que tenho, amo e defendo com unhas e dentes. Alguns já foram, outros estão por aqui, outros até chegaram agora, um vai embora amanhã. E é nesse processo de idas e vindas que vou formando minhas amizades, os verdadeiros ficam, os que, por algum motivo, têm que ir, vão. E eu vou ficando aqui. Mas sempre tem espaço para mais um, então se me cativares eu serei único para ti no mundo, e tu serás para mim único também. Sentiremos a necessidade um do outro.
          É com as sábias palavras do Pequeno Príncipe e sua Raposa que eu encerro isso aqui, não existe um livro melhor para se tomar como base para reconhecer amigos que O Pequeno Príncipe. Se você ainda não o leu, leia. E espero que catives os poucos que puderes e que essa troca de atenção, essa reciprocidade, nos torne mais humanos, mais amigos uns dos outros.
"Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros me fazem entrar debaixo da terra. Os teus me chamarão para fora da toca, como se fossem música. E depois, olha! Vês, lá longe, os campos de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim não vale nada. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelos dourados. Então será maravilhoso quando tiveres me cativado. O trigo, que é dourado, fará com que eu me lembre de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo..." (O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry)

Nenhum comentário:

Postar um comentário