quarta-feira, 16 de julho de 2014

Contrários

          A luz tem a sombra. O branco tem o preto. O verso tem reverso. O direito tem o esquerdo. A resposta tem pergunta. O problema solução. Eu acho tão bonita essa dinâmica de contrários. Todo sim tem seu não. Tudo tem seu contrário e não podemos nos prender em uma situação achando que nunca sairemos dela. O início tem seu fim.
          É muito difícil amar alguém com todos os seus defeitos. Sabe por quê? Nós valorizamos mais os defeitos dos outro que suas qualidades. Pra existir um lado bom, tem que ter existido um lado ruim. Cada história possui dois lados e nós podemos olhar pelos dois para tomar decisões.
          Muitas vezes, eu já olhei alguém pelo agora. Muitas vezes eu ainda me pego olhando assim. É mais fácil repugnar alguém por uma atitude dela do que dar uma chance, tomar posse desse contrário, desse fazer diferente. E é tão doído ser olhado pelo agora. Muitas pessoas já devem ter me julgado por uma atitude e permaneceram com esse julgamento como algo fixo em mim. Mas eu mesmo já não fiz algo assim com alguém?
          As pessoas não são 100% boas ou 100% más. Isso simplesmente não existe. Sempre teremos aquele Yin e Yang dentro de nós. É preciso que olhemos as pessoas pelo potencial, que, podemos não ver agora, mas elas têm, em ser melhores. Todos nós possuímos isso em algum lugar bem dentro. Não podemos considerar apenas o agora. Muitas brigas já aconteceram porque vemos os assim assado e supomos que nunca poderão fazer diferente. E, será que esse diferente não pode começar em mim? Será que eu estou fazendo certo também? Será que eu estou sempre certo e não preciso mudar?
          Existem vários tipos de espelho. Há aqueles que aumentam nossas medidas. Há aqueles que diminuem nossas medidas. Há aqueles planos, que nos mostram como somos. Em qual espelho você olha? Você exagera todas as suas atitudes? Você diminui suas atitudes? Ou você as enxerga como ela são? É gente, não é fácil se olhar num espelho que mostre todos os nossos contrários. Mas olha que esperança: Nós podemos ser diferentes, fazer diferente. Sempre existem várias escolhas. A mudança pode ter início hoje. Essa é a graça de contrários. Podemos discernir qual o melhor lado para seguir.
          Olhar as pessoas pelo que elas podem ser não é uma tarefa fácil. Na verdade, é muito difícil. Mas é no limite que o amor pode nascer. É no limite do mal que podemos encontrar o bem. E é no limite do nosso julgamento que podemos despir as máscaras e ver que também temos contrários em nós, agimos de maneiras diversas, erramos, se não nas mesmas coisas mas em outras.
          Eu te convido a isso, a começar uma mudança, a olhar-se num espelho de como realmente somos, mesmo que isso doa. Quem sabe se nos enxergarmos assim, como somos, sem nossas máscaras, nós possamos olhar diferente pro outro? Temos nossas feridas também. "A sombra só existe quando brilha alguma luz."
          Escute esta música "Contrários" e descubra uma pessoa que nos enxerga assim de maneira extraordinária. Talvez a mensagem chegue melhor até você que essas minhas palavras tão confusas a mim. Nos apoiemos nEle para que não mudemos em vão, mas para valer. O apoio dEle é tudo. Clique aqui e acesse a letra com o vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário