segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Pai

          Neste último domingo foi comemorado o Dia dos Pais. E eu acho muito interessante todos esses feriados (que, para a maioria das pessoas, não é bem um feriado já que é comemorado no domingo), todos esses dias que a gente tira pra dizer e fazer tudo o que não fazemos durante o ano inteiro. Já parou pra pensar que, talvez, só talvez, os nossos queridos, pais, mães, avós, entre outros, sintam a falta de um Feliz Dia dos _____ todos os dias?
          Não estou eu aqui querendo dizer que todos os dias devemos acordar, ir à cama deles, olhá-los e desejá-los um Feliz Dia Especial Deles. Não mesmo. Talvez nas coisas pequenas podemos tratá-los melhores. Sabe aquela hora que você está pensando em desrespeitar o seu pai? Se fosse Dia dos Pais, você faria isso? (Se sim, precisamos rever nossos conceitos) Também não estou querendo dizer que você tem o pai mais amoroso e dedicado do mundo, afinal, você conhece o seu pai, eu não o conheço, mas ele continua sendo o seu pai.
          Quase sempre desejamos ter aquilo que não temos e não nos contentamos com o que temos (talvez seria muito interessante que você lesse Pollyanna) e isso acaba modelando os nossos relacionamentos. "Eu não tenho o pai que eu quero", "Eu não tenho a mãe que eu quero", "Eu não tenho a família que eu quero", e por aí vai. Mas essa é a sua família, esses são seus pais. Mais uma vez eu gostaria de lembrar que eu realmente não conheço a sua família e que não vim aqui com uma máscara dizer que minha família é perfeita, até porque ela não é. Vim aqui mais pra ter uma conversa contigo sobre se o que você está fazendo com os seus pais (mais especificamente o seu pai), sobre se é certo como você o está tratando.
          O nosso pai tenta fazer de tudo para sermos felizes. Sim, ele faz isso em meio a tantos erros. Ele faz o que ele acha que é certo pra gente, e nem sempre ele acerta, mas ele erra tentando acertar. E não adianta dizer que o seu pai não te quer feliz. Gente, qual é o pai que não quer ver o filho feliz? Ou você preferiria não ter pai? Sério! Ser pai não é fácil. Não é fácil criar uma pessoinha e tentar fazer com que ela cresça bem, que ela seja alguém na vida, que tenha uma boa profissão futuramente. Um dia, quando tivermos os nossos filhos, entenderemos isso com mais eficácia. E eu espero que quando você descobrir como é difícil criar alguém, não seja tarde demais para recomeçar com seu pai.
          Parabéns aos que comemoraram esse lindo dia com seus pais, e que estendam a alegria desse dia por todos os outros. Eu não tenho o pai mais perfeito do mundo, mas eu tenho o melhor pai do mundo.

Um comentário: