sexta-feira, 20 de junho de 2014

Tempo

          "És um senhor tao bonito quanto a cara do meu filho, tempo tempo tempo tempo, vou te fazer um pedido, tempo tempo tempo tempo." (Oração ao Tempo)
          Sabe quando você quer que as horas simplesmente não passem, que o tempo pare um pouquinho de andar? Quando a gente olha pra trás e vê que já se passaram seis meses, um ano, desde que comemoramos o Réveillon, desde que aquilo aconteceu conosco? É, há muitos que dizem que o tempo não perdoa, mas eu gosto de dizer que o tempo ajuda a perdoar.
          Tem um tempinho que eu não escrevo nada por aqui. E eu decidi voltar a escrever. Não importa por quando tempo. Mas escrever é tão bom. É uma maneira divertida de se gastar o tempo. Mas será que o tempo fica gasto? Sabe aquele instante que eu comecei a escrever este post? Então, ele não existe mais. Ele não volta. Mas eu ainda não acabei este post e o instante de acabá-lo ainda não chegou. Eu não posso voltar no tempo, mas eu posso descobrir o que fazer com aquele que ainda não chegou. No caso deste post eu posso voltar ao início de reescrevê-lo, porque eu ainda não o publiquei, mas a partir do momento que eu publicá-lo e alguém ler (estou eu aqui esperando que alguém leia, rsrs) eu não poderei mudá-lo na mente de quem leu.
          É, o tempo é assim. Numa página em branco que eu escrevo eu posso mudar o que escrevi mas na vida nem sempre podemos desfazer o que fizemos. E é por isso que eu acho que o tempo ajuda a perdoar. As horas vão passando, os dias vão passando, os meses, os anos, e aquilo que fazia sentido pra gente, deixa de fazer. E é tão bom perdoar. Quando não perdoamos, passamos a andar com aquela situação não perdoada no coração e aquilo não nos deixa em paz. Quando perdoamos, nos tornamos livres e damos liberdade às situações de serem como elas têm que ser. O que passou eu não mudo, o que virá eu posso fazer diferente.
          Então nos aliemos ao tempo. Deixemos que ele seja livre para nos fazer perdoar as situações não perdoadas e para nos moldar. Sejamos novos. Tenhamos novas atitudes. E, mudando a mim, eu possa ir mudando ao mundo. Sonhador? Talvez. Mas quem chega longe se um dia não tiver sonhado?
"Afinal, há é que ter paciência, dar tempo ao tempo, já devíamos ter aprendido, e de uma vez para sempre, que o destino tem de fazer muitos rodeios pra chegar a qualquer parte." (José Saramago)

Um comentário:

  1. "Numa página em branco que eu escrevo eu posso mudar o que escrevi mas na vida nem sempre podemos desfazer o que fizemos." Sim, falar de tempo é algo extremamente delicado e muitos se enrolam quando tentam, mas ao ler seu texto eu pude perceber que você pegou essência da coisa e conseguiu transmitir a sua ideia de tempo que pelo jeito é bem semelhante a minha. Não pare de escrever. ^^

    ResponderExcluir